quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Senta que lá vem história (09/07/2016)



Senta que lá vem história! E essa é emocionante.
Todo dia 09 de julho militares, escoteiros e autoridades se reúnem em frente ao Mausoléu dos Soldados Revolucionário de 1932 para homenagear os combatentes no Cemitério da Saudade em Campinas. Aliás, uma verdadeira obra de arte de autoria do artista campineiro Marcelino Velez. 
Durante alguns anos registrei essa homenagem com alguns deles ainda vivos. Esse ano foi diferente, todos os ex-combatentes já não estavam ali. Entre essas duas fotos que fiz existe  muita emoção: a primeira mostra os bastidores com um grupo de jovens escoteiros. Enquanto as autoridades discursavam fui até eles. Esses garotos não estão ali por acaso e apesar de descontraídos  eles têm uma nobre missão, estão ali para representar os soldados mortos. A cada nome que é citado a emoção contagia todos os presentes, principalmente quando  esses meninos saem detrás do túmulo fazendo continência e como se fossem os próprios combatentes respondem em voz forte e alta, PRESENTE! A sensação para mim foi como se o soldado  voltasse a ter vida.  É de arrepiar o silêncio perturbador   daquele momento e é impossível não se emocionar, e não foi diferente comigo. Mas eu tenho um escudo para disfarçar a emoção, minha câmera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário