domingo, 1 de fevereiro de 2015

Candidato ao cargo: figuras de Campinas (01/02/2015)






Vira e mexe escrevo aqui que quando não estou fazendo nada, gosto de fazer fotografia e posso garantir que essa não será a última vez. Ontem primeiro dia do mês de fevereiro de 2015, resolvi fazer umas fotos no centro de Campinas e havia parado meu carro na Rua Barão de Jaguara. Estava entrando no veículo para ir embora quando ouço alguém dizer "trabalhando em pleno domingão Bassan". Era meu amigo Nilson Lucilio. Que me convidou para um café no Café Regina. Enquanto tomávamos o cafezinho, eu explicava a ele que não saio mais de casa sem a câmera. "Nilson você não acredita tenho muitas fotos feitas de forma inusitada e é por isso que sempre carrego minha Nikon", e nesse momento cutuquei ele para olhar para uma figura que estava passando em frente ao Café. Era um senhor com um vasto bigode branco e paletó com algumas medalhas penduradas na lapela e com um belo chapéu na cabeça que na hora lembrei daqueles filmes antigos de bang-bang, mas não fotografei e continuamos o papo. O Nilson me contava a história de uma sobrinha que é piloto de avião e que mora em Hong-Kong e até me mostrou a foto da bela piloto. Quando saímos adivinhem quem estava na rua também papeando? A figuraça de chapéu e bigode, aí não tive dúvidas  e o Nilson até incentivou: "Bassan chama ele, e fotografa mas vou indo nessa" Abordei o senhor e perguntei o nome dele e a resposta tão rápida quanto a pergunta, "José Bueno". Disse a ele que estava fazendo fotos da cidade e de algumas pessoas. Também disse que tinha um blog e que gostaria de fotografa-lo. Ele deu um passo para trás me olhou, tirou o chapéu. Na hora pensei ele vai me mandar pra putaquipariu, mas tudo bem ele não seria o primeiro. Ele disse que negócio é esse de blog? Enquanto eu me explicava ele começou a pentear os cabelos, deu um trato no bigodão e respondeu podia tirar. Falei que gostaria de fazer a foto bem no meio da rua, e ele topou e lá se posicionou. 
Olhem a pose do senhorzinho. Parece o pistoleiro "Django". Disse que pensei que era um aviador ou um veterano de guerra pelas medalhas que ele carregava na lapela do paletó. Ele disse que não, que só usava porque gostava. E disparou essa, "fico estiloso e elegante". Esse é o José Bueno, 66 anos e candidatíssimo ao cargo figuras de Campinas. 
Nilson, obrigado pelo café!

Nenhum comentário:

Postar um comentário