sábado, 29 de março de 2014

O primeiro shopping a gente nunca esquece (30/11/1990)









Da Caixa.
Senta que lá vem história!
E essa tem um marco histórico, pois é a postagem de número 2000 do meu blog. Para quem acha que é muito, já vou avisando, tenho mais de cinco mil ainda para contar por aqui. E para quem acha que é pouco me aguardem. Nessa profissão de fotógrafo descobri e já faz algum tempo, que todo retratista é antes de mais nada um contador de histórias por tudo aquilo que presenciamos e literalmente vimos. É um aprendizado maravilhoso. Algumas histórias que registrei por detrás de uma Nikon que são inesquecíveis, outras outras que gostaria de esquecer, mas que também são inesquecíveis. Histórias que fotografei com prazer, outras nem tanto, de Davi e Golias, de amor, de ódio, algumas com muito amor e outras com muito ódio. Algumas marcaram pelas lágrimas e pelas dores e outras pela alegria e beleza. Já levei botinadas de PMs, aspirei  e resisti a muitos spray de pimenta e já me embalei ao som de bombas de gás lacrimogênio, e chorei muito por isso. Comi muita pizza fria em frente a penitenciárias e distritos policiais com a muçarela de um lado só, graças ao filho da puta do entregador que acelerava forte nas curvas. Fotografei mães transbordando de alegria e celebrando a chegada de um rebento e outras mães se despedindo de forma desesperadas dos guris que se foram por morte matada. De guerra e paz, de lucidez e de loucura, do luxo ao lixo etc., só que ficaria muito longo esse texto. Mas vamos a esse marco. Para aumentar ainda mais sua importância foi feita no século passado. Como sou um cara nada organizado comecei escrever as histórias no blog detrás para frente, mas se Deus me der saúde eu chego lá são mais de 5.000 para contar lembram? Para muitos de vocês essa é só mais uma foto, mais uma matéria que saiu no jornal, e que no dia seguinte, na melhor das hipóteses, alguns peixes foram embrulhados (repito na melhor das hipóteses). Mas para mim, ela tem um sabor todo especial, pois representa um marco na cidade de Campinas. Estou postando hoje uma foto antiga mas que tem tudo a ver com o bybassan. Porque fala de história. O Shopping Iguatemi quando chegou a Campinas foi visto de "rabo de olho" pela população da cidade, e pelos comerciantes (alguns poucos ousados na época que acreditaram e investiram) e outros só esperando para ver onde ia dar. Na época, existiam alguns comentários do tipo: xiiiiiiii nasceu morto; não vai dar certo; Campinas não tem estrutura para isso… E quando fez dez anos, então? Os mais experientes irão lembrar: alguém espalhou um boato,  no boca-a-boca porque ainda não tínhamos redes sociais, que o shopping cairia e iria (literalmente desmoronar) quando fizesse dez anos. Teve muita gente que não deu nem bola para isso, mas posso garantir que os mais supersticiosos, naquele dia ou melhor ainda naquela semana não foram ao shopping…vai que. Era um tal de : "o shopping vai cair, o shopping vai cair". O burburinho tomava conta na cidade. Passaram-se os dez, os 20 os 30 anos e tralalá, e ele tá lá.  Além de não cair,  está em plena forma, com muita saúde e crescendo. Esse shopping tem histórias na cidade e eu tenho uma história nesse shopping que um dia prometo eu contarei aqui. Meu blog hoje está em festa pelos 2000 posts. E eu? Bem eu estou insuportável. Um domingo históricos a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário