domingo, 10 de março de 2013

Monumento às Andorinhas (Lelio Coluccini)





5 comentários:

  1. Para mim, este é o monumento mais bonito de Campinas. Um dos mais bonitos, também, entre as obras do seu autor, o escultor Lelio Coluccini. O monumento das Andorinhas foi finalizado em 1957, mas dizem que nunca foi oficialmente inaugurado. Lelio nasceu na Itália em 1910 e veio com a família para o Brasil em 1912. Em Campinas, fundaram a Marmoraria Irmãos Coluccini. Nela, Lelio começou, ainda criança, trabalhando com seu pai como ajudante. O escultor iniciou seus estudos de desenho artístico na Loja Maçônica Independente de Campinas com a professora Theresa Marcilio. Lelio Coluccini faleceu em 1983.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Monumento às Andorinhas" (de Lelio Coluccini) reverencia a memória do "Mercado das Andorinhas, que deu à cidade o cognome "Cidade das Andorinhas" (aliás, "andorinhões"). Um dos aspectos mais belos dessa cidade, que tem tratado tão mal a cultura (vejam como está abandonado o glorioso CCLA).
      Celso do Lago Paiva, morador de Campinas de 1961 a 2003.

      Excluir
    2. O "Monumento às Andorinhas" (de Lelio Coluccini) reverencia a memória do "Mercado das Andorinhas, que deu à cidade o cognome "Cidade das Andorinhas" (aliás, "andorinhões"). Um dos aspectos mais belos dessa cidade, que tem tratado tão mal a cultura (vejam como está abandonado o glorioso CCLA).
      Celso do Lago Paiva, morador de Campinas de 1961 a 2003.

      Excluir
  2. Bom dia Bassan,
    Estranhei a foto do Monumento das Andorinhas na frete dessa casa amarela. Onde é esse lugar e quando o monumento esteve nesse local?

    Obrigada

    Nely Bom

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Nely, esse Casarão amarelo é o Giovannetti

    ResponderExcluir