domingo, 10 de fevereiro de 2013

Antiga Cervejaria Columbia




(13/02/2021)





































, fundada por Ângelo Franceschini a fábrica de cerveja e gelo Columbia começou a funcionar em Campinas, em um prédio de tijolo a vista localizado  na Avenida Andrade Neves, 103. O local foi construído em 1873 para abrigar a Cia MacHardy, a primeira fundição da cidade,  e foi comprado pela Columbia, por 1 milhão, 727 mil, 91 contos e 736 réis. Todos os produtos, que eram elaborados com matéria prima alemã, receberam  medalha de ouro e diploma de honra nas exposições de Torino em 1911 e Roma em 1913. 
No dia 6 de agosto de 1933 foi realizado pelo Jockey Club Brasileiro o primeiro Grande Prêmio Brasil, no Hipódromo Brasileiro (hoje Hipódromo da Gávea), no Rio de Janeiro. As tribunas estavam lotadas, inclusive com a presença de Getúlio Vargas, chefe do governo provisório. Por um pescoço de diferença, o cavalo pernambucano Mossoró venceu o argentino Belfort, com o uruguaio Bambu em terceiro lugar. Numa época em que o turfe era o esporte mais popular do país, Mossoró virou herói nacional. Foi então que a Fábrica de Cerveja e Gelo Columbia, de Campinas (SP), que produzia as cervejas Franciscana, Duqueza, Columbia e Negrita, lançou um novo produto em homenagem ao “salvador da pátria”. O rótulo da cerveja escura Mossoró estampava a cara do cavalo campeão. Em 1957, a Cervejaria Columbia foi comprada pela Antarctica e seus produtos foram gradativamente retirados do mercado. A Mossoró sobreviveu até o início na década de 1960.
Atualmente, o prédio da cervejaria está abandonado, esperando ser nele  instalado um Centro de Memória da Água  que contará a história do abastecimento de água em Campinas. 
Cerveja também é cultura. Bom dia Campinas

2 comentários: